Esta posição estratégica faz com que o Svadhisthana tenha muitos Nadis importantes a cruzar esta zona de acção directa no nosso dia-a-dia prático. Chakra de reacção rápida, principalmente porque está ligado ao nosso Psoas, entre outros músculos, que para quem não o conhece, é o primeiro músculo a contrair em caso de alerta, stress, medo ou ameaça. Ainda mal vemos o perigo ao fundo já este músculo está a reagir, e o mesmo acontece energeticamente, como uma grande flor dinâmica que abre ou fecha com grande facilidade, conforme o meio ambiente.
Quando estamos alinhados e o fluxo neste chakra corre suavemente ele avisa o nosso corpo fisico de todos os perigos, garante-nos foco no nosso movimento, firmeza nas respostas, rapidez no gatilho! e sempre que o bloqueamos por algum momento, travamos também a nossa capacidade de decidir, responder, deixamos de sentir os sinais do corpo, como se o corpo estivesse a falar connosco, mas o nosso coração e a nossa mente não o ouvem.
É importante fazer exercício fisico e desenvolver uma maior consciência do nosso corpo e do centro de gravidade, pois sempre que trabalhamos em desiquilibrio, ganhamos uma compreensão melhor do nosso centro de gravidade e activamos nadis ao longo do corpo, nadis ligados aos terminais nervosos (mãos, pés principalmente), toda esta informação viaja entre o segundo e o terceiro chakras, sendo que é o segundo que dá o alerta depois em caso de “perigo”, e o terceiro responderá de forma mais consciência, sentindo!