Desde pequeno que sou apaixonado por desenhar em opostos, ora um desenho muito pequeno de lápis bem afiado, ora pintar grandes superfícies com a mão cheia de tinta.

Em criança era apenas uma pancada minha mas na realidade, conforme os anos passaram, entendi que haviam movimentos internos de expansão ao macro ou retração ao micro nestas duas fases.

O que está em cima é como o que está em baixo. O que está dentro é como o que está fora.

Imagina uma galáxia. Agora imagina as linhas das várias trajetórias dos planetas e corpos celestes. Por vezes afastados do grande aglomerado, outras vezes a cruzarem a nuvem de corpos em movimento. Este grandes movimentos são semelhantes aos movimentos internos do nosso sangue, do ar nos pulmões, das nossas emoções ou da nossa energia pessoal.

É nesta dança eterna que os nossos corpos vão encontrando o seu ritmo ao longo dos dias. Umas vezes mais inconscientemente e deixamos que o ritmo comande. Noutros momentos agarrarmos as rédeas do ritmo, mudamos a nossa energia ou postura e acabamos por gerar a mudança no plano macro.

É maravilho, hoje, olhar para trás e entender que um gesto simples como o desenho representava tanto daquilo que estava a acontecer dentro de mim. Todos os momentos em que estive concentrado a desenhar em detalhe, estava longe dos movimentos macro, estava o mais perto de mim possível até conseguir arranjar e entender o que se passava. Lembro-me em oposição, que já na faculdade, desenhei em folha de papel cenário enormes, quando os materiais pareciam não chegar e precisava usar as mãos e os dedos. Eu na realidade estava a expandir também a minha energia, a minha realidade para o mundo.

Se o teu corpo está a pedir atenção detalhada, num banho demorado, num cuidado, num movimento fino, permite que o micro cosmos se organize e sobretudo permite que essa conversa interna aconteça!

Se pelo contrário, o teu corpo e a tua intuição pede corridas, movimento, dança e expansão, deixa que tudo se solte e se revele à tua volta! Permite que as pessoas e oportunidade vão surgindo.

Mas atenção, porque se tens algo (micro ou macro) que te está a perturbar ou a incomodar, então também esse ponto merece cuidado. Porque o problema num dos polos será um dia mais tarde um problema no polo oposto.